O NEPAM Barcarena
A instituição NEPAM é apaixonada por educar. Aprender e ensinar nos leva a uma infinidade de conhecimentos, tanto para os que doam, quanto aos que ganham. Durante o processo de ensino e aprendizagem são discutidos, além do estudo acadêmico, questões fundamentais como respeito, honestidade, igualdade, equidade, solidariedade, justiça, entre outros. E também a abrangência de temas transversais como a pluralidade cultural, ética, preconceito, preservação do meio ambiente, segurança, trânsito, trabalho e saúde, que contribuem diretamente para a formação de uma cidadania responsável. A proposta pedagógica do NEPAM de forma planejada e com seriedade trabalha todos esses conceitos e vivências com muito amor, dedicação, carinho e confiança.
MISSÃO
Desenvolver pessoas através de uma aprendizagem significativa, humanizadora, em um espaço acolhedor coberto de respeito, parceria e amor.
VISÃO
Ser reconhecida como referência em Serviço Educacional por seus alunos, pais, responsáveis e na região.
VALORES
Respeito, Comprometimento, Dedicação, Responsabilidade, Ética e Qualidade.
METODOLOGIA
A Teoria Sócio Construtivista é uma corrente que propôs que o conhecimento é adquirido através da interação com o ambiente em que ela vive. O construtivismo é mudança de visão, pois ele não considera o conhecimento só pelo prisma do sujeito nem só pelo prisma do objeto, mas pela óptica da interação sujeito-objeto.
Teoria Sócio Interacionista do desenvolvimento apóia se na idéia de interação entre o organismo e o meio. A aquisição do conhecimento é entendida como um processo de construção contínua do ser humano em sua relação com o meio. “Organismo e meio exercem ação recíproca.” A partir de suas pesquisas, Vygotsky constata que no cotidiano das crianças, elas observam o que ou outros dizem, porque dizem o que falam, porque falam, internalizando tudo o que é observado e se apropriando do que viu e ouviu. Recriam e conservam o que se passa ao seu redor. Em função desta constatação, Vygotsky afirma que a aprendizagem da criança se dá pelas interações com outras crianças de seu ambiente, que determina o que por ela é internalizado.
O método de ensino adotado deverá levar o educando a assimilar conhecimentos, adquirir técnicas e desenvolver habilidades, de modo a posicionar-se através de atitudes coerentes e ideias críticas perante quaisquer situações a que venha vivenciar.
A metodologia a ser desenvolvida deverá ordenar o ensino de maneira que a assimilação de certos conteúdos favoreça a aquisição de outros, incitando a interdisciplinaridade e a globalização do ensino. Partindo do pressuposto que o ensinar só se esgota no aprender, o compromisso do professor se encerra quando o aluno efetivamente aprende.
INFRAESTRUTURA
Ofereça a criança ou adolescente um ambiente escolar que dê vontade de aprender mais e mais…
A educação para que ocorra é necessário que se proporcione um espaço físico que estimule e viabilize o aprendizado, além de permitir a socialização de todos que fazem parte do ambiente escolar.
Para acontecer o processo de escolarização é preciso e necessário se ter uma boa infraestrutura, pois somada as aulas teóricas o resultado da aprendizagem é fantástico.
MODALIDADES DE ENSINO
Veja nossos cursos, do fundamental ao ensino profissional.
Educação Infantil
Entrada e banheiros exclusivos, parque , piscina, mini quadra, salas amplas e confortáveis, aula de música.
Ensino Fundamental I
Salas amplas e confortáveis, jogos, quadra, leitura, parque, piscina (até o 3º Ano), banheiro exclusivo, aula de música e inglês.
Ensino Fundamental II
Salas amplas e confortáveis, jogos, quadras, aula de música e inglês, e orientação de inteligência emocional.
Ensino Médio
Preparação para o ENEM, jogos, Orientação de Inteligência Emocional.
Ensino Profissional
.Cursos Técnicos
.Cursos de Qualificação